Sistemas SHED: o que é e como são aplicados na indústria veicular

SHED

Você sabe o que são sistemas SHED?

O sistema SHED é um método de teste para medir a quantidade de emissão evaporativa de um veículo e/ou outros motores. Ou seja, trata-se de testar a eficácia da capacidade dos carros de coletar e liberar vapores de combustível. 

Em decorrência dos efeitos na saúde e no meio ambiente, causados pela emissão veicular, a legislação brasileira determina uma quantidade máxima de poluição que os veículos podem emitir. No Brasil, somente no primeiro semestre de 2021, foram consumidos mais de 24 bilhões de combustíveis

Por isso, é importante realizar testes com sistemas SHED e outros para identificar o nível de emissão evaporativa dos carros, antes de liberá-los para as agências. Ao contrário do que muitos podem imaginar, a indústria automotiva tem o compromisso de minimizar as emissões prejudiciais para o meio ambiente. 

Neste texto, vamos esclarecer como funciona a emissão evaporativa, o que é o sistema SHED e como ele é aplicado na indústria veicular. Acompanhe. 

O que é emissão evaporativa?

O sistema SHED tem o objetivo de certificar se os veículos não estão emitindo muitos vapores de combustível. Então, precisamos esclarecer o que são, de fato, esses vapores e porque devemos evitar que eles sejam proliferados no ar.

A gasolina é composta por centenas de vários hidrocarbonetos. Portanto, à medida que ela ou outros tipos de combustíveis passam pelo processo natural de evaporação, eles emitem vapores no ar. Não há nada de errado com esse processo, se for inofensivo, como no caso da água. Entretanto, os vapores do combustível são poluentes que podem prejudicar a qualidade do ar e a saúde.

A poluição do ar por veículos pode causar ou contribuir para muitos problemas de saúde, como:

  • Asma.
  • Defeitos de nascença.
  • Câncer.
  • Irritação ocular.
  • Doença cardíaca.
  • Outros problemas respiratórios.

Com o entendimento de todos acerca dos efeitos prejudiciais das emissões evaporativas, foram desenvolvidos controles mais eficientes para produzir combustíveis menos prejudiciais. Apesar disso, a emissão veicular ainda contribui para a poluição do ar e todas as fontes de emissões evaporativas são motivo de preocupação, porque são inevitáveis. 

Portanto, para a indústria automotiva, a primeira linha de defesa contra esse problema é o sistema de controle de emissões por evaporação, chamados de EVAP. Sem isso, não haveria nada que impedisse uma grande quantidade de hidrocarbonetos perigosos de entrar diretamente em nossa atmosfera.

Os sistemas de controle de emissão evaporativa são necessários em todos os veículos para evitar a chamada poluição veicular. Porém, equipar um carro com um sistema EVAP não é suficiente, se a empresa não testá-lo, a fim de verificar se está emitindo hidrocarbonetos nocivos para o ar. E aqui entra o papel do sistema SHED.

Embora seja possível realizar testes em componentes individuais com o sistema SHED, uma das vantagens é que ele pode testar um veículo inteiro de uma vez. Isso permite que os engenheiros obtenham uma imagem precisa da eficácia de um sistema de combustível, impedindo que hidrocarbonetos prejudiciais entrem no ar.

Como funciona o sistema SHED?

Em linhas gerais, o funcionamento depende de qual tipo de emissão deseja-se testar. Há quatro tipos diferentes de perdas por emissão evaporativa que um sistema de combustível pode experimentar. Em todos os casos, esses testes são realizados pelo sistema SHED. 

Os testes anteriores com o sistema SHED consistiam simplesmente em medir a diferença nos níveis de hidrocarbonetos do início ao fim de um teste. Entretanto, hoje, com regulamentações recentes, eles envolvem a manutenção de uma temperatura específica dentro da câmara de teste. Os testadores submetem um veículo a vários testes SHED para verificar a eficiência do sistema EVAP sob várias condições de temperatura.

Para resultados ainda mais precisos, uma câmara de teste deve ser equipada para levar em conta as mudanças de pressão que ocorrem naturalmente a partir da alteração na temperatura. Eles fazem isso introduzindo ou evacuando pequenas porções de ar ambiente para a câmara de teste. Uma forma eficaz de manter um nível constante de pressão no ar.

Portanto, as empresas que abastecem esta cadeia precisam estar preparadas para atender às novas demandas de poluição veicular e a automação é a chave para obter longevidade no mercado na Era da Transformação Digital. 

Para aplicar a automação com assertividade e eficiência na operação dos negócios, as organizações precisam contar com painéis elétricos. Eles são estruturas que fazem toda a distribuição equilibrada de energia para o controle de máquinas, equipamentos, motores, acionamento de dispositivos e aparelhos, entre outras funções cruciais. 

Os painéis elétricos podem ser aplicados em diversos empreendimentos, como em residências, condomínios, comércios, entre outros, a fim de difundir a corrente elétrica vinda de uma ou mais fontes de alimentação para todos os equipamentos.

Eles oferecem muitas vantagens para a operação, além de benefícios, como segurança, melhor aproveitamento da energia, manutenção facilitada e viabilidade operacional. Ou seja, são essenciais para aplicar automação e fazer tudo funcionar de forma mais inteligente e menos complexa.  

A SuperControl pode te ajudar! 

A SuperControl é uma empresa referência em automação industrial para organizações de todos os portes. Desenvolvemos trabalhos que também incluem as instalações de painéis elétricos e eletrônicos, com uma equipe de profissionais altamente treinados e capacitados.

Nosso time trabalha de acordo com as normas técnicas vigentes exigidas por lei, atendendo todas as necessidades do cliente e sempre com o objetivo de atingir a plena satisfação. 

Somos uma empresa de automação industrial, especializada em desenvolver soluções perfeitas e projetos de alto nível. O que a sua empresa precisa? 

Entre em contato conosco!

Nosso endereço

Rua Agueda Gonçalves, 87
Taboão da Serra - SP, 06760-020

Telefone

+55 11 4787-3385

WhatsApp

+55 11 99609-1628

E-mail

vendas@supercontrolautomacao.com.br

plugins premium WordPress